sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como a instituição escolar vem realizando a avaliação da aprendizagem e da escola

O interesse pela avaliação aumentou a partir do ano de 1980 com a criação de mecanismos, planos sistemáticos, elaboração de indicadores para auxiliar na avaliação e implantação de exames. Esse interesse pela avaliação ampliou a motivação para mudanças não só educacionais como administrativas introduzindo o novo modelo de gestão democrática.                                                                                               
Porém, sabemos que não adianta tentar melhorar a qualidade do livro, promover ações avaliativas, oferecer qualificação aos docentes se os integrantes desse processo não tiverem responsabilidade e compromisso ou não perceberem o quanto a avaliação pode propiciar melhorias para a educação. Esse procedimento é necessário para a identificação dos problemas e pendências que precisam ser resolvidos e melhorados, seu processo de avanço constitui identidade e proporciona autonomia para a escola.              
Durante os anos de 1995 a 2002 foram ampliados os instrumentos de regulação da qualidade do ensino, favorecendo a avaliação. Alguns recursos normativos adentraram na educação a fim de que a avaliação fosse viabilizada pela gestão democrática.                        
A responsabilidade pela aprendizagem dos estudantes é de todos os membros da escola (gestores, professores, funcionários, pais), o processo de aprendizagem também depende de muitos fatores como condições físicas e da gestão democrática. O Conselho Escolar tem o papel fundamental de auxiliar a escola a cumprir com seu compromisso de oferecer educação de qualidade (com efetiva aprendizagem), identificar os aspectos a serem avaliados (mecanismos de acompanhamento do processo de ensino aprendizagem) e promover ações de gestão democrática (executar as medidas propostas).                                                                                                                                                        A avaliação da aprendizagem deve ser realizada separada da avaliação da escola, apesar de estarem relacionadas cada uma tem seu foco e ajuda a entender a outra. Ambas envolvem todos da escola e ajudam a monitorar a qualidade e igualdade de oportunidades oferecida aos estudantes e a identificar necessidades e problemas do cotidiano escolar.                                                                                                                                          
A avaliação ainda é realizada tendo como foco a mensuração de resultados obtidos pelos estudantes em avaliações, porém não podemos esquecer que existem outras dimensões de equivalente importância que também precisam ser avaliadas, tais como: o contexto social, o processo de gestão democrática, condições físicas, materiais e pedagógicas da escola e o desempenho dos educadores.                                                                    
Os indicadores de avaliação partem da avaliação da aprendizagem, pois é função social da escola promover o desenvolvimento integral dos estudantes, por isso mesmo que eles devem ser avaliados como estão na escola (atendimento e senso de conexão com a escola, satisfação material, autoestima, senso de responsabilidade, crescimento cívico e social, entre outros) e não apenas com notas e resultados.                                    
Também é importante pensar no instrumento de avaliação, a comunidade escolar deve estabelecer a melhor forma de realizar a avaliação e elaborar um cronograma, sem esquecer que a autoavaliação também compõe esse processo, depois da análise dos dados coletados deve-se propor ações visando melhorias.                                                            
A gestão democrática promove o processo de avaliação a partir do planejamento participativo que tem por foco o desempenho do aluno, mas não se restringe somente a ele. Os indicadores avaliados e seus resultados possuem o mesmo valor e a gestão democrática deve, de forma participativa, decidir quais medidas e ações precisam ser desenvolvidas.                                                                                                                                          
A avaliação institucional e da aprendizagem é parte do processo de gestão democrática das escolas que por sua vez oferece suporte para a promoção da autonomia e controle social à medida que se permite que a sociedade participe, conheça os resultados da avaliação acompanhe seu trabalho dentro da escola.                                               
Afinal, a sociedade só se responsabiliza pelas ações que contribui e com a participação e envolvimento da sociedade fica mais fácil conseguir realizar ações e melhorias. Assim podemos entender que a avaliação não se constitui em um processo de controle das ações desenvolvidas na escola, mas tem por intenção conhecer a realidade, desenvolver a autonomia das instituições por meio do controle social da escola contribuindo para a avaliação das políticas educacionais e controle da sociedade sobre a atuação do Estado.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto, Larisse. Vc cursou Escola de Gestores (MEC)?

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  2. Muito bom o seu texto, Larisse. Vc cursou Escola de Gestores (MEC)?

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