segunda-feira, 4 de abril de 2011

Há várias dimensões do planejamento em educação, para uma maior integração, este planejamento deve ocorrer em diferentes níveis...

Planejamento no Âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino:

A ação de planejar no campo dos sistemas e redes de ensino envolve o processo de tomada de decisões e ações que norteiam a política educacional. Por meio do planejamento o Estado realiza as intervenções na educação exercendo o controle e o cumprimento das funções que o Estado deseja para o seu bom funcionamento, isso ocorreu principalmente durante o regime militar.                            

Historicamente, o planejamento educacional foi burocratizado com a intenção de viabilizar o controle e a dominação (pelos interesses da classe dominante), visando adequar e contribuir para a economia capitalista que se instaurava, mesmo que as medidas estipuladas fossem para o atendimento da classe dominada.                                         

Apesar da administração escolar proposta pelo Estado ser burocrática ela não conseguiu se consolidar facilmente, pois as escolas reproduzem as contradições da sociedade a que serve. Existem três concepções de política educacional: A concepção ingênua (que firma como princípio que a educação tem autonomia suficiente para demarcar seus fins, cabendo ao Estado propiciar o atendimento); A concepção de caráter liberal (tem como ponto de partida os interesses coletivos para a definição e execução do planejamento); A concepção realista (as decisões são tomadas de acordo com os interesses da classe dominante).                                                                                                            

Para a concretização de um planejamento educacional ideal com princípios democráticos, realizado de forma articulada visando uma educação emancipatória seria necessário: a construção de uma direção política e pedagógica que trabalhe de forma transparente e coletiva, o diagnóstico e as prioridades devem ser decididas de forma participativa, levar em consideração aspectos da realidade e contexto ao qual estão inseridos, as definições dos objetivos devem estar vinculados as ações, buscar a construção da autonomia das escolas baseada no Projeto Político Pedagógico comprometido com a educação de qualidade.                                                                                         

A participação, enquanto princípio norteador desse planejamento, possui quatro dimensões: processo (a participação e construída por meio da realização de pequenas ações do cotidiano escolar), objetivo (busca efetivar a participação plena de todos os envolvidos no processo), meio (o método de participação é participar), práxis (a participação é um processo consciente que se constrói com a  prática).                                               

É importante que o gestor conheça o histórico do controle do planejamento e procure enfrentar a burocratização a fim de efetivar um planejamento mais participativo, levando em consideração o contexto social dos educandos.

Planejamento no Âmbito das Unidades Escolares:

O planejamento no âmbito da unidade escolar se caracteriza pela elaboração do Projeto Político Pedagógico, que deve procurar associar a teoria com a prática e suas definições devem ser decididas coletivamente pelos membros da escola, buscando superar a burocracia que possa haver na escola.                                                                                  

Na definição do PPP temos os seguintes momentos: definição de um marco referencial, diagnóstico, programação para as ações a serem concretizadas de forma crítica e reflexiva, com a função de democratizar o planejamento participativo.                          

O Estado propõe ações para produzir alterações no sistema educacional, essas podem ser utilizadas nos planejamento das unidades escolares de acordo com o contexto e possibilidade de realização, essas proposições oficiais são importantes para a produção de transformações no sistema educacional, embora muitas vezes sirvam apenas como ideologias.                                                                                                                                                      
A partir da análise do cotidiano escolar e do acompanhamento das ações desenvolvidas é possível conseguir um diagnóstico dos problemas que afetam a escola para perceber quais orientações são possíveis seguir e incorporar na escola, nesses momentos a escola possui uma autonomia que é ainda muito relativa.                                       

O PPP é um documento muito importante para a escola, ao gestor cabe sua elaboração de modo que todos os membros da comunidade escolar participem, é importante que esteja de acordo com o currículo da escola que deve propiciar aos alunos conteúdos que possam auxiliá-los em sua vida cotidiana, melhorando assim a qualidade da educação.                                                                         

Planejamento no Âmbito do Ensino:

Lopes (1992) indica alguns pressupostos para que o planejamento leve em consideração a dinâmica do conhecimento escolar e a articulação com a realidade histórica, dentre esses: produzir conhecimentos que tenham significado para a vida social do educando, promovendo reflexão, investigação, analisando, construindo o conhecimento com o aluno. Esses conteúdos devem ser escolhidos a partir da realidade e experiência de vida dos alunos, favorecendo sua aplicação na vida cotidiana                               

O planejamento deve ter suas ações articuladas ao PPP da escola, sendo um elemento integrador entre a escola e o contexto social, este deve levar em consideração: realidade da escola, o contexto de sua clientela, bem como os interesses e necessidades dos alunos.                                                                                                                                                   

Para a organização do trabalho didático envolve a definição dos objetivos, prevê os conteúdos que sirvam como instrumento de compreensão critica da realidade e propicie autonomia, selecionar procedimentos metodológicos considerando os níveis de aprendizagem e as áreas de conhecimento, estabelecer critérios e procedimentos de avaliação.                                                                                                                                                     

A avaliação deve ser realizada de forma processual, por meio dessas avaliações o professor deve se auto-avaliar, constituindo assim um instrumento de compreensão das dificuldades e busca para a melhoria da qualidade da educação.                                                   

Dessa forma, o planejamento no âmbito do ensino propõe a participação de todos os envolvidos, priorizando a unificação entre a teoria e a prática, partindo da realidade do aluno para buscar os objetivos propostos no PPP da escola, reconhecimento do docente e coerência no seu planejamento.                                                                                                    

Os gestores devem avaliar essa proposta de planejamento e tentar colocá-la em prática na escola, não se deixar abater pelas dificuldades, pois é neste momento que deve procurar se unir aos demais segmentos da escola e criar forças para elaborar um bom planejamento aliado ao Projeto Político Pedagógico que assim obterá sucesso em sua prática pedagógica.

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