sexta-feira, 29 de abril de 2011

O papel do Conselho Escolar na avaliação institucional da escola

São muitas as lutas enfrentas pelos Conselhos a fim de conseguir melhorias e avanços para a escola e como consequência melhorias na qualidade da educação a ser oferecida.
Participam, juntamente com a direção da escola, professores, funcionários e pais de alunos do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, este podendo debater os objetivos assumidos, definindo prioridades, contribuindo para a organização do currículo escolar, analisando as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola, dentre muitas outras atribuições que devem ser realizadas coletivamente por seus membros, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática.
O Conselho Escolar tem sua importância à medida que desenvolve ações de democratização nas escolas. Também é responsável pelo processo de avaliação institucional da escola. Por meio da participação da comunidade escolar são traçados os objetivos (o que se deseja alcançar) e análise da avaliação (o que já se alcançou), este acompanha a execução das funções administrativa, pedagógica, financeira e política da escola, trazendo sugestões e ajudando nas melhorias.                                                                                               
Deve-se levar em consideração não apenas as notas dos alunos na avaliação (avaliação da aprendizagem), mas o processo ao qual ocorreu a aprendizagem dos alunos (avaliação institucional), considerando também as condições da escola, a atuação docente, materiais escolares, entre outros fatores que fundamentam a avaliação institucional.                                                      
Os resultados das avaliações é responsabilidade de todo os envolvidos (membros da comunidade escolar), esses devem ser discutidos a fim de encontrar soluções e desenvolver ações para a melhoria da escola com base nos dados coletados pela avaliação.  

Um comentário:

  1. Olá Larissa;
    Gostei do seu blog, sou Ana Salete / Crato - CE e também estou cursando a especialização em gestão escolar pela UFC através da escola de gestores - plataforma moodle.Estou como seguidora do seu blog. O meu Blog fiz por ocasião da disciplina oficinas tecnológicas. Convido - a visualizá-lo.

    Abraços

    ResponderExcluir