quinta-feira, 30 de junho de 2011

A importância do currículo escolar

O currículo é um importante elemento dentro do contexto escolar, é um dos documentos que orientam o trabalho do professor por isso deve ser elaborado coletivamente pelos membros da escola e estar de acordo com a realidade da escola e dos alunos, de modo que propicie a diversidade de conteúdos, inclusão de alunos com necessidades especiais e atividades desenvolvidas extraclasse.

Também deve estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois estes outros documentos são sugestivos e definem alguns objetivos e metas a serem alcançados a nível escolar e nacional.

Não deve conter apenas os conteúdos a serem trabalhados, mas procurar promover a interdisciplinaridade e incluir ações que visem o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos estudantes, para que torne a relação teoria e prática mais eficiente e aumente a qualidade da educação oferecida.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Direito à educação x Direito à igualdade e à diferença

A educação se constituiu como um direito do cidadão em diversos países ao longo dos anos. Atualmente falamos muito em direito à educação, acesso, permanência e tem ficado claro a importância da educação na formação da cidadania, no espaço político, social, econômico e profissional.                                                                                                                   
O dever do Estado não é apenas o de garantir uma educação gratuita, mas que esta seja acessível e de qualidade. A educação é o meio viável para se atingir a população, propondo um ensino democrático para a formação de cidadãos mais justos e solidários. O acesso a educação é o caminho para suprir as desigualdades sociais, criar oportunidades de mudança de vida para os cidadãos economicamente desfavorecidos.  

A lei que garante a educação deve ser cumprida a fim de que todos tenham as mesmas oportunidades e não transformar a educação em mais um espaço de privilégio para poucos, garantindo o reconhecimento dos direitos humanos.    
                                                                                                                              
O Estado, além de garantir o direito à educação, deve propor igualdade e respeito às diferenças, pois na sociedade heterogênea em que vivemos, muitas são as igualdade e as diferenças, por isso temos que lutar contra qualquer tipo de descriminação, embora saibamos que não exista igualdade absoluta e que infelizmente a educação está intimamente relacionada com a distribuição de renda.                                                                                                                                                                       

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A proposta do ENEM e a democratização da educação

O ENEM surge no cenário atual com uma proposta de seleção unificada nos processos seletivos para as Universidades Públicas Federais. A princípio tem como principal objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitando a mobilidade acadêmica e induzindo a reestruturação dos currículos do ensino médio.                                                                                                                 


Essas mudanças ocorreram devido à forma como estavam sendo realizados os vestibulares tradicionais, pois estes desfavoreciam candidatos sem acesso as “escolas modelos” ou com pouco poder aquisitivo para a realização de diversas provas em variadas universidades. Entre outros fatores, essa nova modalidade de vestibular unificado desenvolve habilidades e conteúdos mais relevantes, racionalizando a disputa pelas vagas, sendo necessárias mudanças nos conteúdos ensinados e nas políticas educacionais.


No entanto, não acredito que este método de avaliação, apesar de ter por objetivo a democratização da educação atinja esse objetivo em curto prazo, essa luta é antiga e não é apenas com a mudança do método avaliativo que se resolve o problema do acesso a educação superior, porém essas seleções são necessárias para a garantia da qualidade da educação oferecida. Sem dúvida a unificação do ENEM foi um grande passo para a educação, embora tenha sido tardio devemos incentivar e pensar em novas formas de diminuir as desigualdades sociais por meio da educação.