sexta-feira, 15 de abril de 2011

Avaliação da aprendizagem e institucional

A avaliação é um meio essencial na busca pela qualidade da educação, esta deve ocorrer de forma sistematizada visando à organização escolar. A avaliação sistemática é a da aprendizagem, com foco no aluno, no entanto, os dados obtidos nessa avaliação nem sempre são referenciados ao contexto, ou seja, a todos da escola, sem buscar as principais causas e soluções para os problemas.                                                                                                                                             

Precisamos acabar com a visão de que a avaliação da aprendizagem visa testar ou selecionar os alunos, ela tem uma função bem mais importante, servir de orientação e estímulo para aprendizagem, por isso essas práticas avaliativas devem ocorrer de forma democrática e coletiva.                                    

É necessário avaliar a escola em sua totalidade e não somente o aluno. O Projeto da Escola é o ponto de partida e de chegada da avaliação, por meio dele são traçados os objetivos e orientações para o trabalho escolar. O principal objetivo da avaliação é conhecer a realidade, identificar os resultados alcançados, propor modificações, observando o que precisa ser melhorado baseado nas orientações do Projeto da Escola.     

Para atingir tais objetivos, essa avaliação deve ser: democrática (promover o processo de transformação da educação), abrangente (avaliar todos os componentes e setores da escola), participativa (facilitação do processo) e contínua (frequente). O processo de avaliação, assim como o processo de autoavaliação da escola, deve ser prioridade de uma gestão democrática, pois esses dados ajudam a redimensionar o trabalho da escola, também é muito importante não pensar em avaliação como algo ruim, mas como fator de fortalecimento e crescimento da escola.                                                                                                                                            











Nenhum comentário:

Postar um comentário