terça-feira, 22 de março de 2011

A importância do planejamento no processo de organização do cotidiano escolar

O ato de planejar acompanha todas as pessoas em suas ações cotidianas, planejando suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de melhorar suas vidas. Porém o planejamento não atinge somente a vida pessoal, mas também a vida social.                                                                                                      
Planejar é uma ação fundamental que começa com a formulação dos objetivos que se quer alcançar e estes devem estar de acordo com a realidade da escola (ponto de partida) e aos seus propósitos futuros (ponto de chegada).                                             
A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da escola, quanto o ambiente externo. Na escola estamos planejando para trabalhar com pessoas, por isso não existe regras que garantam que um planejamento realizado inicialmente dê certo até o final, as pessoas mudam, surpreendem, evoluem, pensando nisso devemos sempre planejar visando grandes metas, sem esquecer de levar em consideração os recursos e meios que dispomos para alcançar nossos objetivos.      
  Quando iniciamos um planejamento só temos o ponto de partida que é o nosso conhecimento inicial, ao vivenciar o que foi planejado podemos perceber quais ações estão dando certo, se o prazo estipulado poderá ser cumprido, se há necessidade de mudanças e por isso deve ser feita uma constante avaliação, para que se possa alterar/re-planejar o que pode não estar dando certo e incluir outras idéias que surgem ao longo do processo.                           
Na educação o planejamento é um exercício que envolve toda a organização e tem que ser construído por meio da integração entre todos os segmentos da escola (gestores, professores, funcionários, pais e alunos) bem como os elementos escolares (objetivos, conteúdos, métodos, recursos), como a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade.      
 Para a prática do professor o planejamento é um guia de orientação que auxilia na concretização daquilo que se almeja e se torna necessário ao educador à medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz.                                                                      
Este deve estar de acordo com o nível dos alunos e com a realidade da escola, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cotidiana do educando.



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