domingo, 20 de março de 2011

Meu conceito sobre Qualidade na Educação


Existem diversos elementos para qualificar o processo educativo, para se definir um conceito de educação de qualidade é necessário primeiramente se identificar os principais fatores fundamentais que a organiza.       
                    
Tomando por base o objetivo da educação que o texto referido nos traz: “O principal desafio para os países é assegurar educação inicial a todas as crianças, garantir a educação obrigatória e ampliar a oferta de educação secundária a 75% dos jovens, bem como oferecer oportunidades de educação continuada de qualidade para toda a população”, para que esse ideal de educação se concretize são necessários mais do que as conquistas de algumas metas, mas também financiamentos para a educação e a colaboração de todos os envolvidos nesse processo.    
   
         A avaliação deve estar presente em todas as etapas desse projeto em busca da qualidade da educação, pois é através desse instrumento que é possível verificar os erros e diagnosticar os avanços conquistados para o cumprimento das metas. Segundo a OCDE e a Unesco, consideram que a qualidade da educação é definida pela relação insumos- processos-resultados, ou seja, depende dos recursos materiais e humanos que se investe, da relação de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula e das expectativas geradas em relação à aprendizagem dos alunos.

Outros aspectos relevantes também influenciam e contribuem para uma educação escolar eficaz, dentre esses: gestão financeira, administrativa e pedagógica. A escola eficaz é resultado da construção dos sujeitos engajados na ação pedagógica, técnica e política, ou seja, a participação ativa de todos os envolvidos nesse processo: governo, gestores, professores, pais e alunos, que com ações conjuntas fazem diferença nos resultados.


      Aponta quatro dimensões que compõe a educação de qualidade: pedagógica (cumprimento do currículo), cultural (definição dos conteúdos), social (em busca da equidade) e financeira (uso eficiente dos recursos).                 

De acordo com a Cepal a avaliação é um importante instrumento para a obtenção da qualidade. Aponta também para dois importantes fatores: Utilização das tecnologias de informação de comunicação pelos alunos no âmbito escolar e a formação continuada dos professores.           
  
O Banco Mundial mensura a eficácia da educação por meio da medição do processo de ensino aprendizagem e garantia de insumos materiais indispensáveis a uma escola de qualidade.                                                                               


        Uma escola eficaz ou de qualidade é bastante complexa, os insumos citados pela Unesco são fatores secundários que exercem um diferencial nas escolas de qualidade. A presença de um adequado ambiente de estudo, com professores capacitados, gestores qualificados aptos para gerir os recursos disponíveis, podem gerar bons índices de qualidade na educação.    
     
Não acredito que seja possível mensurar níveis de qualidade do ensino-aprendizagem apenas por meio de meios avaliativos, deveria ser realizado um acompanhamento e observações ao longo do processo, afinal a avaliação é um importante instrumento para o crescimento dos projetos que favorecem investimentos para a educação.                            

Concordo com o Banco Mundial quando defende a ideia de que o aluno deve ser o foco central da educação e o professor deve ser apenas um facilitador desse processo de ensino-aprendizagem.         
                                               
     Penso que não existe um modelo ideal para definir a escola de qualidade. Qualidade é um conceito ativo, que deve ser construído, avaliado e reconstruído de forma contínua e coletiva por todos os participantes desse processo. Afinal, cada escola possui suas peculiaridades e tem autonomia para refletir sobre suas reais dificuldades, necessidades e qualidades. A educação precisa de mais ações e estratégia compartilhadas entre seus integrantes e responsáveis.

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