quinta-feira, 24 de março de 2011

Minha opinião sobre a postura de um aluno de curso presencial comparando-a com a postura de um aluno de curso a distância



Durante muito tempo o papel do ensino estava focado sobre o professor que era o tido com o maior detentor de conhecimentos e continuar pensando assim seria negar nosso poder de cidadania, logo de criticar, de pensar e de ter autonomia.


Diria que autonomia, responsabilidade, disciplina e motivação são palavras-chave que definem um estudante de Educação à Distância, pois este aluno autônomo é capaz de formular seu aprendizado, através do meio (recursos didáticos) em que está inserido criando seus caminhos, estratégias de aprendizagem, definindo prioridades e rotas a seguir de forma mais prazerosa e de acordo com o seu tempo disponível.

Tanto os cursos presenciais quanto à distância possuem vantagens e desvantagens: enquanto o curso à distância depende da internet e do tutor que nem sempre podem estar disponíveis, o presencial estará à disposição, porém com horários previamente marcados, já no curso a distância o aluno possui uma maior flexibilidade de tempo conforme sua disponibilidade. 

O curso à distância possui um custo menor se tornando mais acessível que o presencial. Nos cursos presenciais há uma maior comodidade do aluno, condicionados à dependência do professor no processo ensino-aprendizagem, já nos cursos à distância o aluno é quem trilha o caminho de sua aprendizagem de forma autônoma. Porém, independente de qual for a modalidade do curso: à distância ou presencial se este será bom ou não, dependerá diretamente da vontade do aluno em adquirir mais conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário