quarta-feira, 23 de março de 2011

Meus conceitos de: Planejamento Normativo, Estratégico e Participativo.

Planejamento Normativo: Tem em seu panorama que o plano deve ser determinado por meios para se conquistar o controle do que possa interferir positivamente o negativamente nos objetivos pretendidos e resultados esperados. Parte do pressuposto de uma realidade estática onde é possível executar as ações e mudanças planejadas baseia-se em modelos já formalizados e definidos, desconsiderando ou procura anular os fatores externos (sociais, político e culturais) que possam influenciar na intenção de mudança da situação existente para a situação desejada, no entanto, preocupa-se em explicar a realidade com foco nas mudanças econômicas, privilegiando cálculos técnicos e controle do sistema onde ocorre o planejamento.

Planejamento Estratégico: Concretizou-se a partir de concepções de administração estratégica que propõe modelos de organização da produção, destinado a produzir decisões que definem os caminhos fundamentais e ações que guiem a organização escolar, por isso, preocupa-se com a interação entre a organização e o ambiente, pois como é orientado para resultados, somente por meio dessa interação é possível analisar sistematicamente os fatores positivos e negativos, com forte visão de futuro almejando o aumento da competitividade entre as empresas e acúmulo de recursos. Nesse tipo de planejamento as decisões são unificadas, há restrição quanto aos campos de atuação e participação de todo os níveis nas ações desenvolvidas, enfatizando o conteúdo, a orientação e os resultados da organização proposto no plano resultante a fim de conquistar os objetivos planejados.

Planejamento Participativo: Em oposição aos outros modelos de planejamento, a gestão democrática propõe um novo modelo de planejamento que tem por base para a construção e concretização das ações do Projeto Político Pedagógico (PPP) na escola. A participação é colocada como foco principal para a constituição de um novo modelo de educação, colaborando para a formação de uma nova sociedade. A liderança proposta é incentivadora, dinamizadora, facilitadora do processo, tendo como principal instrumento a informação nos mais diferentes níveis. Prioriza o trabalho coletivo (afinal a educação não se constitui apenas em sala de aula) e o compromisso com a transformação social (a escola não ensina apenas conteúdos, mas também oferece formação humana) com essas ações diferenciadas e o compromisso em formar uma sociedade melhor contribuem para essa transformação social que se almeja. O planejamento participativo tem por características: unir as partes envolvidas para que cada uma exerça um papel importante e se responsabilize pelos resultados, refletir sobre as práticas desenvolvidas, o poder não é centralizado, mas sim coletivo harmonizando as teorias e práticas, estabelecendo critérios para a definição de prioridades, alocação e melhorias de recursos.

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