terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto Conviver Bem

Tema do projeto: A indisciplina na escola
Subtema: Construindo uma convivência colaborativa.
Descrição: Esse projeto foi realizado na EMEIF Frei Agostinho Fernandes (SER II) voltado para alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Abordando o tema indisciplina na escola, bem como as regras de convivência necessárias para uma boa socialização em comunidade.
Objetivos:
-     Proporcionar aos alunos momentos lúdicos a fim de amenizar os possíveis atritos em sala de aula.
-      Proporcionar momentos em que os alunos possam criar e refletir sobre os combinados necessários para uma boa convivência em sala de aula.
-  Estabelecer condutas éticas e morais necessárias para uma boa convivência escolar, familiar e na sociedade.
-      Promover o equilíbrio emocional durante atividades sociais.
Justificativa:
O projeto “Conviver bem” surgiu do anseio dos professores da escola em diminuir o número de incidentes causados pela indisciplina nas diversas turmas da escola.                                                                                                                
A indisciplina é uma realidade nas escolas, pois as crianças convivem diariamente com a violência e esse perfil social acaba refletindo no seu modo de conviver com os colegas, professores e na maneira de se expressar verbalmente.                                                                     
As atividades realizadas pelos membros da escola visam disciplinar a conduta e implantar o respeito pelos colegas, professores e funcionários, além de proporcionar momentos de descontração. Essas atividades exercem um papel fundamental na aprendizagem das crianças em sala de aula e principalmente na hora do recreio, diminuindo a quantidade de incidentes ocorridos dentro ou mesmo fora da escola.                                              
Acreditamos que o projeto “Conviver bem” será um atrativo para as crianças da nossa escola que buscam formar sua personalidade enquanto cidadãos.
Métodos de trabalho:
-     Pesquisa na biblioteca visando oferecer ao aluno um embasamento teórico a respeito do assunto abordado.
-      Discussão em sala, com debates e reflexão sobre os dados coletados.
-      Construção de cartazes com os subsídios adquiridos, com posterior exposição para a turma/escola.
-      Construção de brinquedos com materiais recicláveis: biboquê, vai-e-vem, jogo da memória, dominó, bingo, boliche, etc.
-      Apresentação de slides na sala de informática sobre o conteúdo abordado seguido de questionamentos.
-      Construção de fantoche sobre o tema visto na apresentação dos slides e elaborações de uma história a ser apresentada para a turma.
-      Filme abordando o conteúdo estudado.
Recursos do projeto:
-      Jornais, revistas e livros diversos.
-      Jogos lúdicos fabricados em sala.
-      Contação de histórias e teatrinho.
-      Produtos reclicáveis variados (garrafas, papelão, papel, tampinhas, latas).
-      Apresentação em slides de imagens.
-     Cartazes elaborados pelos alunos e a posterior apresentação pelos mesmos.
-      Vídeos (filme) sobre o assunto.
-      Visitas à biblioteca.
Público-Alvo: Alunos de Educação Infantil (Jardim I e II) e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário