quinta-feira, 24 de março de 2011

Reflexão sobre os valores sociais que hoje se consolidam no nosso cotidiano e como podemos contribuir para formarmos uma sociedade mais ética e pautada nos princípios básicos da cidadania

Vivemos em uma realidade que muito me preocupa, afinal, enquanto professora de crianças sempre penso, reflito o que será que posso fazer para transformar a vida das crianças que ensino para que tenham caráter, ética conheçam seus direitos e deveres e tenham atitudes de cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivem pensando sempre no bem coletivo, para tal situação encontro apenas uma forma de atingir esses objetivos com as crianças, por meio da educação.                          
 A nossa economia vive em caos, apesar de não estarmos vivendo uma crise econômica, pois o nosso país é considerado rico, a renda é mal distribuída, enquanto pessoas são favorecidas muitas outras são desfavorecidas, o que tem causado muitas relações de domínio e aumento da competitividade.  Estamos entrando em uma crise ecológica, pois o homem só tem explorado a natureza sem se preocupar com as consequências de seus atos, parece que não conhece ou não querer realizar o desenvolvimento sustentável.                                                                                                                         
Por isso, sinto a necessidade de trabalhar com meus alunos questões sobre ética e moral, afinal, a ética nasce de uma nova visão e percepção dos fatos que acontecem em nossa sociedade. Fazer com que eles percebam que enquanto cidadãos a participação deles é fundamental para a transformação dessa realidade social excludente, para isso é fundamental que a escola desperte neles o interesse pelos estudos (aprender a ler, escrever, fazer cálculos, resolver problemas, entre outras competências básicas).                                       
Enquanto pedagoga e cidadã me sinto na obrigação de contribuir para a formação de uma nova geração que se preocupe com os interesses e bens coletivos, que encontre nos problemas oportunidades, buscando resolvê-los por meio do diálogo, realizando planejamentos coletivos, respeitando as regras, tudo isso sem deixar de expor seus pensamentos críticos e ideias inovadoras.                 
Cada criança, ao adquirir consciência que é um cidadão, precisa se tornar protagonista e ser responsável por sua história de vida, buscando fontes de informação e meios de mudar o que não a satisfaz. A educação é um excelente caminho para essas conquistas, pois agrega uma grande diversidade de pessoas, pluralidade cultural e é nutrida de conhecimentos culturais e sociais, por isso deve ser um local de prazer e crescimento que vai auxiliar essas crianças a se tornarem sujeitos críticos, autônomos e participativos, interessados em buscar mais capacitação.                                                             
Estão vendo como não é difícil ensinar para as crianças valores como: ética, responsabilidade, honestidade, ter visão coletiva, conhecer seus direitos e deveres, exercer cidadania? Elas querem aprender e a partir do momento em que percebem que faz sentido aprender para melhorar suas vidas fica ainda mais fácil.                                                                                                                   
A melhoria (ampliação, diversificação) dos currículos escolares, desenvolvendo trabalho com projetos de interesse coletivo, utilizando o Projeto Político Pedagógico como um instrumento de ação e transformação da realidade, articulado com os interesses da comunidade, bem como incentivos a formação dos professores promovem mudanças significativas na qualidade da educação.

2 comentários: